Total de visualizações de página

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Corpo- Espaço

O Corpo se coloca  de pé na postura ereta para a locomoção,  caminha por uma motivação, caminha para viver.

O mover  no espaço,  é próprio do corpo, ao se mover ele descobre a sí, o mundo ao seu redor  e o outro, ao se descobrir  compreende que possui uma intenção, como de um bebe que inicia  sua andada ao erguer sua cabeça estando de bruços, como depois virando  este  corpo busca sentar e logo depois engatinha, ele quer sair, ele quer ficar de pé, ele quer lutar,  sobreviver e enfrentar obstáculos.

 Diante de tão grande pequenez e fragilidade o corpo, que também  tem seu espaço interior e carrega consigo um misterioso universo, quando caminha e ao se deslocar  invadi e rompe o Espaço, é  que o corpo vive para romper fronteiras sem isso ele não é vivo e como  que  seduzido por suas intenções, sofre riscos e mergulha no imenso abismo  de grandeza  fora de  sí,  diferente  de si , por isso a " intenção"   precede o movimento e tem seu inicio  com a respiração.

"O suporte respiratório mantem  vivo o movimento" 

(Regina Miranda- livro:corpo-espaço.) 

"Todo movimento se volta  para o espaço, para o espaço em torno de nós  e para o espaço em nós.
Rudolf Laban

Se  formos perceptíveis e sensíveis encontramos   espaçoso  fora de  nós e  dentro de nós.
O   Espaço tem seu calor, sua cor, seu som, seu odor  e com ele seus  mistérios  que   faz com que este  corpo seja contaminado por uma serie de outras motivações.
O Chão, céu, aqui e lá, fazem a diferença para o movimento, a natureza, a noite e o dia, o sol , a lua, os sons, o ruim e o bom, as escolhas e influencias  deste espaço também conduzem os passos, a historia.

 

Laban foi um  teorico de dança e sua teorias eram todas  sobre o movimento humano, arquiteto, bailarino  e  coreografo, laban  foi um dos  fundadores   da Dança Moderna e seus pensamentos fazem parte de todas as abordagens contemporâneas da dança.
Além de seu trabalho criativo e de análise da dança, Laban também se dedicou à realização de propostas de dança para as massas do corpo,desenvolvendo com esta finalidade a arte da Dança Coral, onde grande número de pessoas se movem juntas segundo uma coreografia de estrutura simples, porem instigante, que permita bailarinos e pessoas leigas dançarem juntas de forma colaborativa.
  Laban  com sua genialidade desenvolveu uma metodologia de análise do movimento (estudo dos esforços do corpo). onde  primeiramente dedicou ao  treinamento de operários na época das industrialização ,com isso Laban ajudou  aquelas pessoas a uma maior compreensão da movimentação humana e seus Esforços.
A partir deste estudo, Laban chegou à formulação de uma minuciosa análise dos elementos de movimento como ritmo e dinâmica  e aspectos qualitativos do movimento utilizando figuras geométricas para dar suporte à movimentação do ator-dançarino. 
 Trabalhava  o corpo em suas dimensões que sempre estiveram presentes porém nunca havia sido exploradas daquela forma, a  verticalidade, horizontalidade e  sargitalidade  do movimento e explorar   níveis alto, médio e baixo,  dando  para as ações dramáticas novas possibilidades de  criação  e inovação dentro do campo da  arte.
Laban trouxe  para o movimento aspectos da escala dimensional, como  a relação entre altura, largura e comprimento das figuras geométricas, bem como em suas diagonais, de forma que o ator atuasse ampliando a sua kinesfera (espaço individual do ator), sempre em busca de uma limpeza gestual e orgânica,  com isso Laban amplia a uma nova visão  o espaço cênico, transformando o palco num espaço sobrenatural.


Um comentário:

  1. GOSTEI MUITO DO QUE AQUI ESTÁ ESCRITO.
    SEMPRE ME IDENTIFIQUEI COM A DANÇA E AGORA ESTOU TENDO A OPORTUNIDADE DE APROFUNDAR ESSA ARTE, GRAÇAS A MINHA AMIGA MILZA GAMA.

    ResponderExcluir

Perfil

Minha foto
Fortaleza, Ceará, Brazil
PROFISSIONAL DA DANÇA(ANALISTA DE MOVIMENTO-lABAN pela Faculdade Angel Vianna - Rj, Pós- graduada em Sistema Laban.Bailarina,atriz, e atua em teatros musicais Milza Gama é professora de dança e teatro preparadora corporal da cia de artes Shalom. Trabalha com pesquisa e projetos atores na área do teatro.