Total de visualizações de página

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

"Mas os tigres saem á noite...enquanto eles destroçam suas esperanças"

A depressão segundo judith Orloff, psiquiatra e escritora, é como uma noite que engole a luz da nossa vida e faz com que a infelicidade pareça a unica coisa que existe fazendo o homem perder o equilíbrio emocional e cega, esfria, endurece e mortifica a alma restringe os sentidos e fecha as janelas e portas da nossa casa para o mundo e para o outro.
A frustração, a perca de uma pessoa amada, o luto, um relacionamento, tantas coisas podem ser motivos para uma grande tristeza ou não por "nada" alguém sofre de depressão mas a depressão pode ser também um túnel que leva a um despertar maior, podendo transformar o ser humano e redefinindo o eu mais profundo
.
"Mas existem sonhos que não podem ser sonhados
                                           E existem tempestades que não podem passar."



Algumas depressões tem fatores psicológicos de um desequilíbrio bioquímico independente das raízes, desde a mais simples a mais complexas, desde uma tristeza profunda por alguma fatalidade, como o luto, ate as de origem bioquímica ou padrões de comportamento depressivos como uma obsessão dolorosa pelo lado negativo das coisas e tantas outros padrões de comportamento que levam ate ao desespero e suicídio.

Quem a vive sofre muito mesmo sendo uma simples depressão ocasionada pelo stress ou aquelas de origem mais complexas sempre é dor e a pessoa não conseguem se libertar, alguns recorrem a oração por considerar uma noite escura da alma, como dizia São joão da cruz.

Para o homem que tem fé a depressão é esta noite escura e é vivida como uma fase e uma prova de fé onde apos a noite vem o dia e a esperança é a unica virtude possível viver o olhar acima dele mesmo, do seu próprio abismo acima do próprio "alguém maior do que eu'.

A busca de uma saída mesmo não encontrada ja é um sentido de vida, alguns dizem que a depressão é falta de sentido de vida mas esta é uma conclusão muito simplória a raiz a raiz da depressão vai alem e é um mistério assim como a mente humana.

Parti de convicções mais profundas de um homem, como uma arvore que é arrancada de seu solo e fica sem eixo pra simplesmente sobreviver e reagir a su a existência.

Questionamentos, duvidas, medo, tristeza, abandono, são aspectos de curta ou longa peregrinação de quem busca encontrar respostas e a sí mesmo.

Normalmente quem esta no escuro não consegue enxergar ninguém só a sí e distorcidamente, se isola se envergonham não querem se expor e se as amizades forem frágeis elas se evaporam, por isso que dizem que nesta hora não ha ninguém, mas ha luzes que surgem em forma de palavras sorrisos, pessoas que são capazes de esta na escuridão também por amor e que nos fazem sorrir no meio de uma tempestade, pois rir é o melhor remédio e aumentam os níveis de serotonina
Estas pessoas e relacionamentos arrancam o outro dele mesmo e o leva para um universo desconhecido e novo o "tu", e como diz Fantine personagem da obra "os Miseráveis de Victor Hugo “amar outra pessoa, é ver a face de Deus”.
A Esperança pode ser cultivada através de pessoas, olhar para o outro !
A dança tem este poder corporal nos leva a uma saída, o corpo em movimento dialogando com a musica, em a uma comunicação com o espaço, retira o olhar fixo para um outro lugar e universo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Perfil

Minha foto
Fortaleza, Ceará, Brazil
PROFISSIONAL DA DANÇA(ANALISTA DE MOVIMENTO-lABAN pela Faculdade Angel Vianna - Rj, Pós- graduada em Sistema Laban.Bailarina,atriz, e atua em teatros musicais Milza Gama é professora de dança e teatro preparadora corporal da cia de artes Shalom. Trabalha com pesquisa e projetos atores na área do teatro.