Total de visualizações de página

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

A espera

Faltando alguns dias para a primavera, estação das flores,  me senti impulsionada a  escrever e  colocar algumas palavras que fluirão   após refletir  nestes últimos dias, quando li uma entrevista  sobre a "busca de felicidade".
Há cinco anos  quando gravida  esperando  o meu terceiro filho, que quis nascer antes do tempo previsto, de  oito meses  grande  foi minha alegria  quando  percebi que seu nascimento foi um dia antes  da primavera, setembro de 2008, quase que nascia no palco !
  Particularmente a primavera tem um significado muito  lindo e nesta mesma época me formei em dança, fiz um apresentação artistica e me preparava para mudar  de cidade, tudo junto e misturado.
 Um dos trabalhos de conclusão da faculdade foi um  video- dança  pois o bebe tinha apenas 15 dias de vida não  dava pra dançar infelizmente, o que era obrigatório para a conclusão,   mas foi  muito harmonioso e belo este rito de passagem que vivi,  no momento a espera  de uma vida nova, um novo tempo profissional, a primavera,  uma nova estação, a mudança de cidade, e expectativa e, e, expectativa, o novo, mudanças, enfim.
A esperar  e os planos  do futuro foi importante e é importante para todos, é bom espera porem  estes dias pude olhar para a  espera  com uma perspectiva diferente,  vendo no  futuro, ou na  nova estação  que se espera, outros olhares.

Muitas vezes  a esperar de um novo tempo ao invés de ser  uma virtude de  esperança  torna-se uma  atitude alucinada de querer alcançar sempre mais algo que virá, ou  a conclusão  de um  resultado ou, resultado de um produto,   uma vida que precisa  sempre melhorada,   um problema que precisa ser resolvido ou a expectativa  de  quando se formar eu poderei então..., de quando mudar de cidade ...., de quando casar..., de quando..., de quanto... e,  enfim  grande presunção.
 A velocidade de chegar a algum lugar, tem provocado  a bendita ansiedade corroendo a mente e levando ao mal do panico, da depressão, o mal do nosso século.
 “A depressão é o mal de uma sociedade que decidiu ser feliz a todo preço”, afirma o escritor francês Pascal Bruckner, autor do livro A Euforia Perpétua. Muitos de nós estão fazendo força demais para demonstrar felicidade aos outros – e sofrendo por dentro por causa disso. Felicidade está virando um peso: uma fonte terrível de ansiedade."



Esperar é incrivelmente saudável quando se espera com uma certa conformação ou ate humildade, de que o que virá tera sua hora e que neste exato momento presente o que nos resta é aproveita com gratidão o que se tem nas  mãos  seja  o processo, o percurso antes de chegar, o inicio,  as folhas que caem antes da primavera, posso aproveitar  cada estação !!! As flores surgirão depois,  as folhas secas caem ao chão e isso também é belo.

 CADA  dia tem sua aventura, cada respirar e quando falta o ar, uma nova respiração,  e se vem uma ansiedade do distante, do futuro, do imprevisível do que eu não posso nada fazer, eu sei que eu não tenho o amanhã  mas HOJE E AQUI NA MINHA MÃO.
Como é doce a loucura  de saber esperar o novo e viver o agora ao mesmo tempo !!! equilíbrio este que não se consegue nas "barras de balé" mas nos "centros"  do próprio ser  e "diagonais" da vida, aprendendo    com cada fase, olhando para o passado sem se prender a ele mas pegando  da memoria todas as mensagens necessárias para um novo  que nos pede uma resposta, um consentimento, uma escolha. 
Sem perder  o alto-domínio,  mas podendo se deixar levar e arrastar  também é viver o que a vida tem de imprevisivel, sem querer ser dono da verdade mas desvendando a cads o mistério da vida  que nasce, permanece  e morre, que é passado, presente  e futuro que precisa ir ao encontro, chegar e parti, como o  vento  que leva  e traz as folhas  e prova o que precisa ser provado.

Ao invés de   querer prever futuro quem sabe uma doce espera?
Ao invés de apegar-se ao passado quem sabe fazer da memoria uma fonte de sabedoria  e conhecimento profundo.
E quem sabe o presente seja de uma vez o momento único, puro e sem ansiedades para mais uma vez  e mais um ano viver esta  nova estação!   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Perfil

Minha foto
Fortaleza, Ceará, Brazil
PROFISSIONAL DA DANÇA(ANALISTA DE MOVIMENTO-lABAN pela Faculdade Angel Vianna - Rj, Pós- graduada em Sistema Laban.Bailarina,atriz, e atua em teatros musicais Milza Gama é professora de dança e teatro preparadora corporal da cia de artes Shalom. Trabalha com pesquisa e projetos atores na área do teatro.