Total de visualizações de página

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

A CORPOREIDADE


Muitos se perguntam  na verdade o que é a tão falada corporeidade,  tão  amplo  e complexo este universo  corporal que temos que não é unicamente físico e palpável,  mas unidade de aspectos internos e externos  da pessoa  humana, que envolve a identidade única e irrevogável.
Corporeidade não é tão complicado assim, na verdade  é o que há de mais belo, real e concreto  de tudo  que há em  cada um de nós.
 È  como  que  um olhar  mais apurado  para  a existência corporal e nela encontrar um historia, ver no corpo os sentimentos, ver no corpo as dores passadas  e presentes , alegrias e surpresas.
  Na “escuta  do corpo” de Jussara Miller   o livro  que fala de técnicas corporais de Klauss, ele cita que o corpo não só fala mas escuta , ressenti-se, ama e revolta-se, os  sentidos descobrem a vida de varias  formas e se deleita se souber abrir as portas   para ela com um simples e profundo olhar reconhecer o belo  ou não.
A escuta corporal não se da apenas em palavras  que se entram no ouvido mas ouvidas em outras  linguagens  como carinho, olhares, atitudes, encontros  e desencontros.
Do mesmo modo que exista sempre uma forma de expressão este  corpo ao mesmo tempo buscar silenciar, ou pelo menos não gritar, “nos momentos de exacerbação da racionalidade e do confronto; tocar tudo com o cuidado e a maneira como gostaria de
ser tocado; saborear temperos bem preparados, discernindo seus
componentes sem a preocupação de isolá-los, remetendo essa
experiência a outras no sentido de tornar a vida mais saborosa e daí
transformar sabor em saber” (MOREIRA, 2005, p. 31).
Performance propostas para o meio dia-RJ-2011.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Perfil

Minha foto
Fortaleza, Ceará, Brazil
PROFISSIONAL DA DANÇA(ANALISTA DE MOVIMENTO-lABAN pela Faculdade Angel Vianna - Rj, Pós- graduada em Sistema Laban.Bailarina,atriz, e atua em teatros musicais Milza Gama é professora de dança e teatro preparadora corporal da cia de artes Shalom. Trabalha com pesquisa e projetos atores na área do teatro.