Total de visualizações de página

quinta-feira, 30 de abril de 2009

A arte é construção.

Tendo a arte como um fazer, uma transformação da matéria oferecida pela natureza e pela cultura podemos dizer que toda atividade humana é uma arte da qual o homem é o artifice, seja ele fazendo um trabalho manual ( artesão ) ou intelectual.
Arte é uma produção; logo , supõe trbalho. Movimento que arranca o ser do não ser, a forrma do amorfo, o ato da potência, o cosmos do caos. A palavra latina ars, matriz do português, está na raiz do verbo articular, que denota a ação de fazer junturas entre fazer as partes de um todo.
A arte como um jogo, conhece de invenção que libera as potêncialidades da memória, da percepção e da fântasia e, como um jogo, a invenção de novos conjuntos requer uma atenção rigorosa às leis particulares de síntese que correspondem ao novo esquema imaginário a ser realizado, por mais livre que seja ela.
A liberdade exige e cria uma norma interna que segundo Pareyson ,o fazer do artista é tal que, enquanto opera, inventa o que deve fazer e o modo de faze-lo.
A técnica produziu, ao longo da história de cada arte, um conjunto de regras úteis ao projeto e à execução da obra, que na Antigüidade formou-se uma “ tradição normativa.”
Apartir do século XV, com a renascença Italiana, começol um interesse por um tratamento racional e matemático das artes do espaço, dando-se ênfase a perspectiva e a proporcionalidade com isso deu-se os elementos de base para a música e a poesia oral dando a eles
uma linguagem codificada.
“A música é uma ciência tanto quanto uma arte ”; já dizia Pierre Boulez acerca das técnicas da vanguarda serial e atonal, recursos que ele mesmo emprega e recomenda aos novos compositores que com o passar dos anos já foram procurando outros estilos e até criando uma corrente de repetidores, os chamados “epígonos”.
O epigonismo se reconhece pelo uso obsessívo ou compulsívo de fórmulas já testadas e consagradas e este mesmo epigonismo deu origem ao maneirismo (a maneira), escola que foi feita a arte e que a deichou repetitiva e sem graça, quando na verdade este modo, modo, deve ser pessoal e original, trazendo ao artista seu estilo pessoal.
A intecionalidade do artista vai plasmando, graças ao domínio das técnicas aprendidas, o seu próprio modo de formar que, a certa altura, pode alcançar o nível de estilo pessoal.

Um comentário:

Perfil

Minha foto
Fortaleza, Ceará, Brazil
PROFISSIONAL DA DANÇA(ANALISTA DE MOVIMENTO-lABAN pela Faculdade Angel Vianna - Rj, Pós- graduada em Sistema Laban.Bailarina,atriz, e atua em teatros musicais Milza Gama é professora de dança e teatro preparadora corporal da cia de artes Shalom. Trabalha com pesquisa e projetos atores na área do teatro.