Total de visualizações de página

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

A linguagem corporal

A linguagem corporal é de fato a grande descoberta deste homem desejoso de expressar-se e dialogar com o mundo e consigo mesmo.

O corpo por ele mesmo já se define simplesmente por ser, por ocupar um espaço, é nosso modo de ser no mundo, de fazer parte dele, de responder às suas múltiplas solicitações de alegria ou dor, , se relaciona com ele mesmo e relaciona-se com outros corpos, interage com as coisas que nele estão e que estão ao redor se si, fala através de gestos, brilho dos olhos, expressão facial, modo de vestir e movimenta-se, age livremente reagindo a estímulos falando através da musculatura, nele podemos enxergar comportamentos e dele obtemos informações, dados culturais , hábitos que fazem parte de sua história e posturas que são imagens de uma corpo vivo que carrega consigo todos os anos e experiências vividas que naturalmente influenciam em seus interesses, suas vontades e decisões.

É o corpo que fala e tem uma linguagem própria capaz de dizer o que está escondido no mais profundo do inconsciente humano , mas o corpo também ver códigos e é mediador da cultura, desempenhando um papel primordial de escrever a história da humanidade, por isso ser tão importante conhecê-lo e apropriar-se dele.

Novos caminhos surgem então para dialogar com este corpo e através dele, fazendo com que ele encontre-se com ele mesmo este corpo que é “ portador de uma memória profunda sobre si mesmo : conserva traços invisíveis mas reais do que vivemos, experimentamos e sofremos.”

2 comentários:

  1. Milza, que coisa maravilhosa! Estarei sempre visitando seu blog! Acho que foi o Rafael Vilaça que te deu meu e-mail, não sei... mas foi uma ótima supresa abrir a caixa e saber desta novidade! Sou formada em Música e também trabalho com produção artística.
    Admiro demais seu trabalho, irmã! Que Deus abençoe sempre, e faça frutificar cada vez mais!

    Shalom!

    Márcia Lucas.

    ResponderExcluir

Perfil

Minha foto
Fortaleza, Ceará, Brazil
PROFISSIONAL DA DANÇA(ANALISTA DE MOVIMENTO-lABAN pela Faculdade Angel Vianna - Rj, Pós- graduada em Sistema Laban.Bailarina,atriz, e atua em teatros musicais Milza Gama é professora de dança e teatro preparadora corporal da cia de artes Shalom. Trabalha com pesquisa e projetos atores na área do teatro.